Consciência

No dia a dia, tu podes observar o teu subconsciente atuando nas escolhas que fazes, nas emoções que tens, nos sentimentos, nas atitudes, no direccionamento que dás para a tua vida. O segredo do sucesso e da auto-realização é integrar e harmonizar os três compartimentos da mente:

  • Supra-consciência ou Eu Superior, que é a parte de nós a que poderíamos chamar alma ou espírito; o nosso eu verdadeiro, que está completamente ligado à Consciência de Deus e que tem pleno conhecimento do nosso propósito de vida, das lições e experiências que escolhemos para esta vida. É aquela parte de nós mesmos que é muito sábia, que é muito afectuosa e tolerante e que trabalha sempre connosco para o nosso bem superior, orientando-nos subtilmente e proporcionando-nos intuição e conhecimento profundo, quer optemos por reconhecê-la e agir de acordo com esta sabedoria ou ignorá-la.
  • O Eu Consciente, por vezes referido como o ego, é quem pensamos ser ou, por outras palavras, o nosso eu que pensa, fala e age, a nossa personalidade, as nossas crenças, atitudes, conceitos, gostos, aversões e por aí fora - tudo o que nos torna reconhecíveis como nós mesmos. O Eu Consciente não está necessariamente consciente das percepções úteis providenciadas quer pelo Eu Superior, quer pelo Eu Subconsciente, podendo funcionar de forma independente até ao momento em que o individuo está pronto para começar a descobrir mais acerca de si próprio, desenvolvendo-se e crescendo pessoal e espiritualmente, de modo a ficar mais "sintonizado" com outros aspecto da sua consciência.
  • O Subconsciente, que funciona em conjunto com o Eu Superior, para fornecer intuição e clarividência ao Eu Consciente, através de sonhos, visualizações, "sentimentos" instintivos ou "reacções viscerais" e outros aspecto da "sabedoria do corpo".

O consciente, através da vontade, reprograma o subconsciente com informações mais criativas vindas do Supra-consciente, que é infinitamente mais amplo e sábio.

Quando precisares de uma orientação sobre qualquer assunto, podes consultar a mente consciente, que trabalha bem com a razão. Para alguns assuntos, isso é o suficiente.

Contudo, em alguns momentos, as respostas não podem ser encontradas nesse compartimento. É quando pode lançar mão da intuição, que traz um saber directo, além da capacidade do pensamento, originado no domínio da Consciência.

Às vezes, esperas que uma voz interior tome as decisões em teu lugar, e assim, podes acabar ouvindo tuas próprias crenças, pensamentos condicionados, ou os pensamentos de outros menos sábios que tu, guardados no seu subconsciente.

Como saber se a fonte da orientação que recebes como intuição vem do subconsciente ou do Supra-consciente? A resposta é: através do sentimento que o conteúdo recebido lhe proporciona. Quando vem do subconsciente, geralmente a resposta é acompanhada de emoções negativas sentidas como medo, vergonha, culpa, raiva, mágoa, indignação, tristeza, preocupação e ansiedade. Isso porque, no geral, teu subconsciente foi alimentado na infância com crenças limitantes de outras pessoas e com tuas próprias experiências infelizes ao longo da vida.

As emoções negativas que sentes sempre estão em desacordo com a tua consciência, que é fonte dos mais nobres sentimentos.

Quando a orientação provém da tua consciência, as emoções são positivas: amor, confiança, contentamento, entusiasmo, alegria, paz, êxtase.

As emoções são como um sinalizador - um GPS - a guiar-te a todo o momento. As emoções positivas orientam-te sobre as melhores escolhas em relação ao referencial mais importante: o teu próprio caminho.

Por isso, deves estar sempre atento ao que está sentindo e trabalhar no sentido de escolher os sentimentos mais sintonizados com o Campo da Consciência. Isto é, tu precisas vibrar na mesma frequência dele para ter acesso às informações que desejas.

Nunca estivemos realmente afastados do Campo da Consciência, pois é impossível nos afastarmos de algo que já somos em essência.

Estamos dentro da Totalidade e não há como sair dela.

Apenas perdemos uma parte da conexão, mas o suficiente para nos causar todo o tipo de dificuldades.

© 2016 NoMomentoZen
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora